AGU visita MPM para conhecer ferramentas desenvolvidas pelo CPADSI

A Procuradoria-Geral de Justiça Militar recebeu, na tarde de ontem (9), a visita do coordenador de Pesquisa de Ativos e Pessoas da Advocacia Geral da União – AGU, Cláudio Fonte Faria e Silva. A equipe da AGU foi recepcionada pelo promotor de Justiça Militar Luiz Felipe Carvalho Silva, coordenador do Centro de Apoio à Investigação (CPADSI) e serviu para reforçar a articulação entre as duas instituições e o intercâmbio de informações, fomentando a extensão da rede de combate à corrupção e à criminalidade. Dessa maneira é possível gerar resultados que convergem com as missões institucionais tanto do MPM, como da AGU.

Foram apresentadas e destacadas as ferramentas de inteligência artificial, alimentadas por tecnologia da informação e engenharia de sistemas, utilizadas pelo CPADSI e colocadas à disposição da AGU, como por exemplo o sistema Argus. Também foi discutido a assinatura de acordo de cooperação técnica e assistência mútua para intercâmbio de conhecimentos e de soluções em tecnologia da informação celebrado entre o CPADSI/MPM e a AGU.

ARGUS – É um sistema de inteligência financeira e análise visual capaz de reunir, relacionar e analisar dados de quebras de sigilos bancários autorizadas pela Justiça. Os gráficos gerados pelo Argus facilitam o processo de análise do procedimento investigatório, fornecendo informações mais completas e de forma mais rápida.