Abertura da exposição “Atuação internacional do Ministério Público Militar em Missões de Paz”

Aberta no final da tarde de ontem (27), na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, a exposição “Atuação Internacional do Ministério Público Militar em Missões de Paz”. Essa quarta exposição temporária do Centro de Memória do Ministério Público Militar (CMMPM) apresenta o trabalho desenvolvido pelos membros do MPM na defesa dos tratados internacionais de Direitos Humanos e de Direito Internacional Humanitário ratificados pelo Brasil. A mostra apresenta ainda a atuação da instituição na formação e na preparação das tropas que irão compor as missões de paz da ONU.

Durante o evento de lançamento da exposição, o general Tomás Paiva, que foi subcomandante do Batalhão Brasileiro no Haiti, fez um breve apanhado da participação do Brasil na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti, a MINUSTAH. Em seguida, a promotora Najla Nassif Palma, secretária de Direitos Humanos e de Direito Humanitário do MPM, discorreu sobre outra missão que conta com a relevante contribuição de militares brasileiros, a Força Interina das Nações Unidas no Líbano – UNIFIL. Najla Palma é regularmente convidada pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) a ministrar palestras para as tropas que irão compor as missões de paz das Nações Unidas.

Todo o trabalho de pesquisa e estruturação da exposição, bem como de elaboração do livro que complementa a mostra, foi executado pela equipe do Centro de Memória do Ministério Público Militar, sob a supervisão do Conselho Consultivo da Memória Institucional, presidido pelo procurador Antônio Pereira Duarte e formado pelos subprocuradores-gerais Mário Sérgio Marques Soares e Jorge Luiz Dodaro.

O material que compõem a exposição também está disponível para acesso no link do CMMPM na página eletrônica do MPM: http://www.mpm.mp.br/atuacao-internacional-do-mpm-em-missoes-de-paz/.

O Centro de Memória do MPM está localizado na Procuradoria-Geral de Justiça Militar (PGJM), Setor de Embaixadas Norte, lote 43, térreo, foyer de entrada do auditório, em Brasília/DF. Horário de funcionamento, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18 horas.