Abertura da Exposição “Atuação do MPM na Segunda Guerra Mundial”

Aberta nesta tarde (21), no Centro de Memória do Ministério Público Militar, a exposição “Atuação do Ministério Público Militar na Segunda Guerra Mundial”. A solenidade de lançamento da exposição teve palestras em que membros da Instituição mostraram como foi a participação do MPM e da Justiça Militar na Segunda Guerra Mundial.

Iniciando a solenidade, o procurador-geral de Justiça Militar, Jaime de Cassio Miranda, saudou os presentes pela participação no evento, em especial o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, 1º tenente reformado Vasco Duarte Ferreira, presidente da Associação dos Ex-combatentes do Brasil. Jaime de Cassio também ressaltou o trabalho de resgate da história institucional promovido pelo Centro de Memória do MPM. De acordo com o procurador-geral, para podermos traçarmos metas e buscarmos resultados é imprescindível conhecermos bem o passado da instituição e todo seu processo evolutivo.

A exposição “Atuação do Ministério Público Militar na Segunda Guerra Mundial” foi montada com base na publicação Memória Histórica do Ministério Público Militar, lançada pelo MPM em 2012, que possui um capítulo dedicado ao tema: O Ministério Público Militar e as Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial.

Dois dos autores dessa publicação – o procurador de Justiça Militar Ricardo de Brito Albuquerque Pontes Freitas e o promotor de Justiça Militar, aposentado, Jorge Cesar de Assis – proferiram breves palestras em que fizeram uma síntese dessa participação do MPM na campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. O subprocurador-geral de Justiça Militar, aposentado, José Carlos Couto de Carvalho, autor de publicações sobre o tema, também fez um apanhado dessa atuação da Justiça Militar e do MPM no conflito.

No link da exposição “Atuação do Ministério Público Militar na Segunda Guerra Mundial” é possível consultar na íntegra artigos e publicações de membros do MPM, bem como os pareceres do procurador-geral de Justiça Militar da época, Waldemiro Gomes Ferreira, em atuação no Conselho Supremo de Justiça Militar,e, também, a ementa de apelações, recursos criminais, autos de prisão em flagrante, inquéritos policiais militares, revisões, entre outros documentos do período.

Para saber mais sobre a Atuação do MPM na Segunda Guerra Mundial, clique aqui e leia o texto produzido pelo subprocurador-geral de Justiça Militar aposentado Rubem Gomes Ferraz.

CMMPM – O espaço físico do Centro de Memória do Ministério Público Militar, inaugurado em 30 de março de 2016, integra o Cadastro Nacional de Museus (CNM). A primeira exposição teve como tema: o “1º Concurso Público Para Promotor de Justiça Militar: um marco histórico e institucional”. Na oportunidade também foram lançadas as publicações, Histórias de Vida, volume 1, e Procuradores-Gerais de Justiça Militar: 1920-2016.

A segunda exposição do CMMPM foi aberta em novembro de 2016, com o título: Intercâmbio Jurídico-Institucional entre o Ministério Público Militar e a República de Angola 1997-2016.

O Centro de Memória do Ministério Público Militar está localizado na Procuradoria-Geral de Justiça Militar, endereço: Setor de Embaixadas Norte, lote 43, em Brasília-DF.

Banco de imagens da exposição